Os Alimentos que são a cara do Verão

Postado por: Priscila Cardoso Meirelles em 21/01/2014 ás 16:11

A estação do calor é a melhor época para o consumo de alimentos refrescantes e servidos na sua forma natural, como frutas, legumes, verduras e sucos preparados com esses alimentos. Morango, melancia, manga, pêssego, mirtilo, amora e outras frutas, além de alface, rúcula, cenoura, tomate em todas as suas formas podem ser adicionados em vários tipos de pratos, como lanches, saladas, sobremesas, sucos, sanduíches ou como a sua imaginação mandar.

Esses alimentos são ricos em vitaminas e minerais essenciais ao organismo e devem ser consumidos diariamente. As cores desses alimentos chamam a atenção pelo seu colorido e indica qual nutriente aquele alimento é mais rico e, com isso, qual o benefício dele para o organismo. Assim como as suas cores, os seus benefícios são os mais variados, desde fortalecimento do sistema imunológico até auxiliar a absorção correta de outros nutrientes.

Amarelos e alaranjados (manga, milho, caqui, pêssego, pimentão, cenoura, laranja, bergamota, abóbora, maracujá): ricos em betacaroteno, substância precursora da vitamina A, micronutriente responsável pelo poder antioxidante desses alimentos, fortalecendo o sistema imunológico. Além disso, a vitamina A é essencial para a saúde ocular e proteção da pele. Outras características individuais: a laranja e o maracujá são ricos em vitamina C, outro poderoso antioxidante, e fibras solúveis que estão na parte branca e auxiliam no emagrecimento;

Roxos (berinjela, mirtilo, amora, uva, alface roxo): a cor roxa é a que proporciona os antioxidantes mais potentes ao organismo, como as antocianinas. Elas são conhecidas como substâncias antienvelhecimento, pois auxiliam a pele e outros órgãos a se proteger contra a ação dos radicais livres produzidos no organismo devido a idade, alimentação desequilibrada e fatores ambientais;

Verdes (couve, espinafre, rúcula, brócolis, couve, pimentão): são alimentos ricos em vitamina A, cálcio e fitonutrientes como os glicosinolatos que auxiliam o organismo a fazer a desintoxicação hepática. O fígado é um dos mais importantes órgãos do corpo humano e com isso ele precisa estar sempre íntegro e funcionando normalmente. O cálcio presente ajuda no fortalecimento dos cabelos, unhas e ossos;

Vermelhos (morango, melancia, goiaba, acerola, ameixa, cereja, tomate, pimentão): a cor vermelha nos indica principalmente a presença do licopeno, outro antioxidante cheio de vantagens. Ele está intimamente ligado a prevenção do câncer de próstata e o tomate é o alimento que mais possui concentração deste fitoquimico. Além disso, a maioria dos alimentos vermelhos ainda possui vitamina A, C, fibras e potencial diurético;

Brancos (abacaxi, cebola, alho, banana, couve flor): pode não parecer, mas eles também possuem inúmeras vantagens, pois são ricos em cálcio e fósforo auxiliando na manutenção dos ossos e dentes, e ações anti-inflamatórias, antifúngicas e anticancerígenas, devido principalmente ao fitoquímico alicina presente no alho e na cebola.
Com isso podemos perceber que quanto mais colorido o nosso prato e nossa alimentação diária, mais variado de nutrientes será o nosso dia a dia, contribuindo assim para a manutenção da saúde. Comece agora a consumir habitualmente esses alimentos e mantenha-os no seu cardápio o ano inteiro. Você sentirá os benefícios que isso irá proporcionar.


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